O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse nesta 3ª feira (3.fev.2026) que o sistema de split payment (recolhimento automático dos tributos) deve estar pronto “no meio do ano”. O chefe do Fisco afirmou que estará disponível em um 1º momento para os “grandes contribuintes” e avaliou não ter necessidade de abrir para o varejo inicialmente.
“Estamos correndo para ficar pronto no meio do ano”, declarou durante almoço da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) para tratar de temas como a Reforma Tributária. A expectativa é que o sistema passe a funcionar a partir de 2027.
Barreirinhas também disse haver um “desafio tecnológico” por conta da rapidez que as transações exigem. Na sua visão, o mecanismo “acaba” com fraudes cometidas por empresas ao emitir notas. “É um câncer que nós temos”, acrescentou.
Declaração pré-preenchida
O secretário também falou sobre a chamada declaração pré-preenchida, que traz dados sobre o pagador de imposto levando em conta rendimentos informados por empresas e bancos, histórico de declaração do ano anterior, entre outros dados.Ele sinalizou que as empresas poderão contar com o dispositivo para facilitar a prestação de contas. “A tendência no futuro é nós acabarmos com as declarações”, declarou.
Imposto Seletivo
Barreirinhas disse estar construindo um modelo para o chamado Imposto Seletivo, que taxa itens considerados prejudiciais à saúde. Disse que é “prioridade total” em 2026 e que o propósito não é arrecadatório.
“Estou seguro de que a gente vai fazer uma proposta que vai permitir que o Congresso Nacional faça um cenário que esteja praticamente pronto”, afirmou.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013