A Receita Federal do Brasil lançou, nesta terça-feira (13), o primeiro Manual da Reforma Tributária do Consumo (RTC), com o objetivo de orientar e apoiar os contribuintes no processo de adaptação ao novo modelo de tributação. O documento reúne informações essenciais para a compreensão do novo fluxo tributário instituído pela reforma, além de apresentar as principais funcionalidades dos sistemas desenvolvidos para viabilizar, na prática, a operacionalização da RTC.
No Manual – versão I, são abordadas as Considerações Iniciais sobre a Reforma Tributária do Consumo, contextualizando as mudanças propostas, seus fundamentos e impactos. O material também detalha os principais temas relacionados à RTC e apresenta as ferramentas de sistemas que já se encontram disponíveis para uso dos contribuintes, como o Portal RTC, o módulo de Autorização de Acesso, a Calculadora de Tributos, a Apuração Assistida e o Atendimento RTC.
Cada uma dessas ferramentas conta com um capítulo próprio e explicativo dentro do guia, no qual são descritas suas finalidades, funcionalidades e formas de utilização. Para facilitar ainda mais a compreensão e o manuseio dos sistemas, o manual inclui imagens ilustrativas das próprias plataformas, permitindo que os contribuintes visualizem as telas e os procedimentos apresentados.
O próprio documento ressalta que tanto os atos normativos quanto os sistemas relacionados à Reforma Tributária do Consumo ainda se encontram em fase de construção e desenvolvimento. Dessa forma, o conteúdo do manual poderá passar por atualizações periódicas, sendo esperadas alterações e aprimoramentos contínuos. Essas mudanças têm como finalidade oferecer mais praticidade, segurança e eficiência aos contribuintes, acompanhando a evolução da implementação da RTC e as necessidades identificadas ao longo do processo.
O manual da reforma tributária pode ser acessado na íntegra aqui.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013