Em mais um passo para a implementação da Reforma Tributária, a Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (17), o acesso aos dados da apuração assistida da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em ambiente de testes. A novidade é a disponibilização dessas informações via API (Interface de Programação de Aplicações), permitindo que os sistemas de gestão das empresas “conversem” diretamente com os dados do Fisco.
O objetivo da medida é garantir que os contribuintes validem seus cálculos e cruzem informações de forma automatizada e em formato legível por máquina, reduzindo erros antes da entrada em vigor do novo modelo tributário.
Fase de testes e restrições
Neste momento, a funcionalidade opera em “produção restrita”. Isso significa que:
Cronograma para 2026
Para as empresas que não fazem parte do grupo piloto, a espera será curta. A Receita Federal confirmou que o acesso à API será liberado para os demais contribuintes em janeiro de 2026. A partir dessa data, o sistema passará a operar com documentos fiscais reais (ambiente produtivo), integrando definitivamente o ecossistema da Reforma Tributária do Consumo.
Como acessar o serviço
As empresas autorizadas devem acessar o Portal do Piloto RTC—CBS e selecionar a opção “Gerar Credencial para API”. No local, é possível obter as chaves de acesso e a documentação técnica necessária para a integração dos sistemas.
O órgão informou ainda que procuradores digitais também podem gerar suas próprias credenciais, desde que estejam devidamente representando a empresa no portal antes da solicitação das chaves.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013