O ano de 2026 já está batendo à porta e, com ele, novas oportunidades para conhecer as belezas do Brasil. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para o próximo ano. Para quem ama viajar, esse é o momento ideal para pegar o calendário, identificar as folgas prolongadas e começar a desenhar os roteiros, seja para um descanso rápido ou para aquela tão sonhada viagem de férias.
Embora o cronograma seja voltado para o serviço público federal, ele serve como um excelente guia para todo o setor de turismo e para os trabalhadores em geral, já que confirma os feriados nacionais que movimentam hotéis, aeroportos e rodoviárias em todo o país.
O planejamento antecipado é o segredo para conseguir as melhores tarifas de passagens e hospedagem. Em 2026, o calendário conta com várias oportunidades para “emendar” folgas, especialmente no primeiro semestre, com o Carnaval e feriados em abril e junho criando janelas perfeitas para viajar. Confira abaixo a lista completa, mês a mês, e comece a se organizar!
Janeiro – O ano começa celebrando! O dia 1º de janeiro (Confraternização Universal) é feriado nacional, marcando o início de um novo ciclo. É o momento perfeito para quem esticou as festas de fim de ano em algum destino turístico.
Fevereiro – A maior festa popular do país tem data marcada. Em 2026, o Carnaval será ponto facultativo nos dias 16 (segunda-feira) e 17 (terça-feira). A folia se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (dia 18), que é ponto facultativo até as 14 horas.
Abril – Este é um dos meses mais recheados para o viajante. Teremos a Paixão de Cristo, no dia 3 de abril (feriado nacional). Mais à frente, o dia de Tiradentes, em 21 de abril (feriado nacional), cairá em uma terça-feira. Para os servidores federais, o dia 20 de abril (segunda-feira) foi definido como ponto facultativo, criando um feriadão prolongado.
Maio – O mês inicia com o Dia Mundial do Trabalho, 1º de maio, que é feriado nacional. Uma ótima oportunidade para uma viagem curta de fim de semana.
Junho – Outra excelente oportunidade para o turismo. O dia de Corpus Christi será em 4 de junho (ponto facultativo). Para a administração federal, o dia seguinte, 5 de junho (sexta-feira), também será ponto facultativo, permitindo quatro dias de descanso.
Setembro – No segundo semestre, celebramos a Independência do Brasil no dia 7 de setembro (feriado nacional).
Outubro – O mês conta com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Além disso, o dia 28 de outubro é ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público Federal.
Novembro – Novembro chega com três datas importantes. O dia 2 de novembro (Finados) é feriado nacional. Logo depois, temos a Proclamação da República em 15 de novembro (feriado nacional). Fechando o mês, o dia 20 de novembro celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, também feriado nacional.
Dezembro – Para encerrar o ano, as festas tradicionais: o Natal, 25 de dezembro, é feriado nacional. Às vésperas de Natal (24 de dezembro) e de Ano Novo (31 de dezembro) são pontos facultativos após as 13 horas.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013