Comprar ações é uma ótima opção para quem quer investir, inclusive no Simples Nacional. Elas têm alta liquidez, ou seja, podem ser vendidas rapidamente, permitindo que o investidor lucre conforme os ganhos da empresa.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a compra de ações e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1. Compra de ações: como ocorre?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “A saber, as operações de compra e venda de ações ocorrem em uma Bolsa de Valores. Nela, se negociam os títulos das companhias de capital aberto e outros ativos.
Este é um meio das empresas juntarem dinheiro para investir no seu negócio e elevarem o seu valor de mercado. Então, se elas lucram, o acionista também ganha.
Formas de investir
Há três formas diferentes de se investir em ações, por:
Você pode investir em quatro modalidades, de acordo com o artigo 56 da Instrução Normativa RFB n° 1.585/2015:
Essas modalidades são subdivididas em operações comuns e operações Day Trade, para se fazer a tributação. Ao investir em ações, você escolhe onde vai investir e o quanto quer ganhar.
Dentre as principais estratégias, temos o Day Trade, onde se ganha a curto prazo, comprando e vendendo um ativo no mesmo dia e o Swing Trade, para maior prazo, onde você mantém a ação por mais tempo.”
2. Como investir em ações de forma simples?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:
1. Veja se esse tipo de investimento combina com você
Antes de tudo, entenda o seu perfil de investidor:
Visto que investir em ações tem riscos é mais indicado para quem aceita ver o dinheiro subir e descer no curto prazo, pensando em ganhos no futuro.
2. Abra conta em uma corretora de valores
É como abrir uma conta em banco, só que voltada para investimentos. Por exemplo: XP, Rico, Clear, NuInvest, entre outras. Além disso, é de graça e feita on-line. Depois de abrir, você deposita o dinheiro que vai usar para investir.
3. Escolha uma estratégia
Você pode:
4. Use o Home Broker ou mesa de operações
Para a maioria das pessoas, o Home Broker já resolve tudo.
5. Escolha as ações e monte sua carteira
Pesquise empresas sólidas, veja como elas estão indo, e escolha algumas para começar.
3. Empresas do Simples Nacional podem fazer a compra de ações?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Sim! As empresas optantes pelo Simples Nacional podem negociar no mercado de ações, por meio de operações day trade. Que são as operações de compra e venda que começam e encerram no mesmo dia.
Essas empresas não estão sujeitas a liquidação. Quer dizer que no final do dia o investidor não terá em sua conta o registro dos ativos patrimoniais negociados.
Daí, esta operação não é considerada como participação societária, já que o investidor chegou a possuir o ativo.”
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013