A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se espalhado. Criminosos estão se passando por servidores públicos para obter vantagens, usando o nome do órgão e de outras instituições oficiais em ligações telefonicas fraudulentas.
De acordo com relatos recebidos pelo órgão, os golpistas orientam as vítimas a realizar transferências via Pix ou QR Code, alegando que se trata de um procedimento de segurança ou pagamento de tributo. No entanto, o dinheiro acaba sendo direcionado a DARF ou DAS emitidos em nome de terceiros.
Como o golpe é aplicado
Nas tentativas de fraude, os criminosos entram em contato com as vítimas e se identificam como funcionários de órgãos públicos. Durante a ligação, apresentam justificativas enganosas para solicitar o pagamento de valores, que supostamente serviriam para regularização de pendências fiscais ou verificação de dados.
Em alguns casos, o QR Code utilizado corresponde, de fato, a um documento legítimo de arrecadação, mas vinculado a outro contribuinte, o que dificulta a identificação da fraude e confere aparência de autenticidade à operação.
Após os casos, a Receita reforçou que não realiza cobranças nem solicita pagamentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem. Todos os DARF ou DAS devem ser emitidos exclusivamente pelos canais oficiais.
O órgão ainda orienta que os cidadãos redobrem a atenção e desconfie de qualquer solicitação de pagamento que não venha acompanhada de documentos oficiais.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013