A Teoria das Janelas Quebradas mostra que pequenas falhas ignoradas tendem a gerar problemas maiores ao longo do tempo.
Na contabilidade, aplicar essa visão ajuda a manter a disciplina nos processos, tornando o negócio mais eficiente e lucrativo.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Teoria das Janelas Quebradas na Contabilidade e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1 - O que é e como surgiu a teoria das janelas quebradas?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Essa teoria surgiu em 1982, em um estudo social dos criminologistas James Q. Wilson e George K. ambos da Universidade de Stanford (USA).
A revista Atlantic Monthly, no artigo “Broken Windows” a publicou e teve como referência um experimento de 1969, pelo Prof. Phillip Z.
Deixaram dois carros iguais na rua. Um deles em um bairro pobre e conflituoso de Nova York e o outro em um bairro rico e tranquilo da Califórnia. Então, vandalizaram o carro da região pobre em poucas horas e o outro não.
Logo depois, os pesquisadores quebraram uma das janelas do automóvel que se manteve perfeito, e algum tempo depois, parado na mesma região rica, ele também foi vandalizado.”
2 - Qual a relação dessa teoria com as rotinas corporativas?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Portanto, hoje ela também se aplica nas rotinas corporativas. Em resumo, a experiência mostra que o vidro quebrado do carro passa a ideia de descuido, desordem e impunidade.
Ou seja, causa atitudes negativas visto que, parece não ter regras de convivência.
Do mesmo modo, acontece no ambiente de trabalho. Pois, um local descuidado e desorganizado, passa a imagem de falta de interesse e desordem para os colaboradores. Como identificar as janelas quebradas em seu negócio?
Certamente, a qualidade do ambiente em que vivemos afeta nossa ação. Por isso, no espaço empresarial, onde as pessoas passam a maior parte do seu dia, é fácil identificar as janelas quebradas.
Em um escritório contábil, alguns exemplos são:
De certa maneira, esses pontos podem até parecer sem importância. Porém, se eles existem em diversos espaços e setores, qual imagem sua empresa está passando?”
3 - Quais os sinais de “desordem” na contabilidade, poderiam indicar problemas futuros?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria:
Cliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013